• Jonatan P. Ornellas

A Cultura de Poupar que Não Temos.

A cultura vigente estimula somente o consumo desenfreado, sem ensinar as famílias a pouparem.

No Brasil as famílias não possuem o hábito de poupar. Isto ocorre em razão de vários aspectos tanto do ponto de vista objetivo, quando subjetivo.


Do ponto de vista objetivo, a remuneração recebida pela maioria da população não é suficiente para cobrir os gastos fixos para manutenção do custo de vida tais como aluguel, alimentação, transporte, educação e saúde.


Pressupõe-se que saúde e educação de qualidade devem ser providos pelo Estado, em retribuição aos tributos pagos pelos contribuintes. Algo que não acontece efetivamente, por aqui.


Ainda, temos as questões subjetivas que se referem à inexistência de uma cultura de austeridade de gastos, bem como de planejamento financeiro como hábito das famílias, no sentido de criar estratégias para aumentar a sua capacidade de rendimentos.


Gradualmente, com os desafios trazidos pelos momentos difíceis enfrentados no cenário econômico, a cultura da “renda extra” vem ganhando espaço como estratégia de adição de recursos ao orçamento familiar, sem contudo, causar ainda impacto na capacidade de poupança.


Também, a cultura do uso descontrolado do crédito ofertado por terceiros (cartões de crédito, empréstimos pessoais, compras parceladas), nas últimas décadas, tem contribuído para que as famílias realizem gastos sem, efetivamente, calcularem os impactos destes em sua renda.


Assim, sem a educação financeira efetivamente fazendo parte da construção do cidadão brasileiro, os maus hábitos cotidianos, aliados à uma economia combalida, apenas incorrem no aumento da inadimplência e endividamento.



#resultado #empreendedorismo #empreendedor #empreender #economia #sociedade #crescimento #educacao #educacaoprofissional #educacaocontinuada #empresas #negocios #técnica #conhecimento #informação

Agradecemos a sua visita!

Fale conosco! E-mail: adm@jpoadvisor.com | Whatsapp: (75) 99294-6743.

Sucesso e prosperidade!!

Equipe JPO Advisor.