• Jonatan P. Ornellas

A Previdência Social e Seus Desafios.

A conta é simples. As entradas de contribuições precisam ser maior que as saídas. Como resolver isso nos próximos 30 anos?

A previdência social é uma instituição responsável por gerir os recursos aportados durante toda uma vida de trabalho, com o objetivo de retornar este valor corrigido ao profissional que está partindo para a aposentadoria.


Ocorre que, para que a previdência seja viável, é necessário que a base da pirâmide de contribuintes seja maior que os degraus acima (meio e topo).


Isto porque, é necessário que as entradas de caixa correntes, que compõem a reserva matemática, sejam superiores às saídas de caixa recebidas pelos beneficiários durante todo o período em que não mais estarão aportando recursos.


Ou seja, todas as contribuições realizadas pelo beneficiário durante a vida, devem ser suficientes para cobrir todos os saques durante todo o período de descanso.


Atualmente, nossa previdência vem apresentando sinais de problemas nos fluxos de caixa, onde os aportes efetuados pelos colaboradores que estão na ativa, precisam ser revisados periodicamente, sob a pena de não cobrirem a necessidade de desembolsos a serem efetuados pelos mesmos, quando se aposentarem.


A conta é simples. Tem que guardar mais e gastar menos.



#resultado #empreendedorismo #empreendedor #empreender #economia #sociedade #crescimento #educacao #educacaoprofissional #educacaocontinuada #empresas #negocios #técnica #conhecimento #informação

Agradecemos a sua visita!

Fale conosco! E-mail: adm@jpoadvisor.com | Whatsapp: (75) 99294-6743.

Sucesso e prosperidade!!

Equipe JPO Advisor.