• Edith Ornellas

Empreendedorismo – Parte 32


Quem é daqui da Bahia deve se lembrar do tempo que tínhamos poucas marcas de varejistas conhecidas para diversos segmentos, lá pelos meados das décadas de 1970/1980, como por exemplo:


- Lojas de departamentos:

· Brasileiras (Lobrás)

· Americanas

· Sandiz

· Mesbla


- Supermercados:

· Paes Mendonça

· Unimar


- Sapatarias:

· Stella

· Santana


- Óticas:

· Ernesto

· Teixeira


A marca que mais ficou presente na minha memória foi Paes Mendonça, porque segundo os seus funcionários, o criador da marca, Paes Mendonça, era um batalhador que alcançou o sucesso no varejo com muito trabalho e ele estava presente em quase todos os bairros de Salvador.


Depois de um tempo, ele comprou a Unimar e se tornou o principal supermercado do Norte/Nordeste. Por aqui, quase todo mundo conhece alguém que já trabalhou em suas lojas.


Recomendo para quem quer conhecer mais sobre empreendedorismo, pesquisar sobre esses negócios que fizeram história nas vidas de todos nós. Obviamente, como referência a ser atualizada, porque os tempos eram outros e as pessoas também. Ou seja, eram mercados específicos da época.


Hoje, ainda há reflexos de algumas dessas marcas, denotando uma raiz profunda de reponsabilidade social no empreendedorismo, como por exemplo, em notícia do G1, de 27/05/2021:


O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, que atua nos bairros do entorno do Salvador Shopping e Salvador Norte, abriu 40 vagas para dois cursos gratuitos, com foco em comunicação e empreendedorismo.

O curso 'Produção de Conteúdo' irá abordar todos os processos práticos para a produção de conteúdo, com foco na comunicação comunitária. A oficina vai do dia 29/05 até 19/06, nas quartas e sábados, das 10h às 12h, com o jornalista e ativista social Paulo de Almeida Filho.

Já o curso 'Conectando Seu Negócio' será de 01/06 a 07/07 e tem o objetivo de ampliar a visão dos jovens para ferramentas de marketing voltadas para quem já possui pequenos negócios. Ao fim do curso, será promovida uma feira virtual com os produtos participantes. As atividades serão realizadas às terças e quartas, das 10h às 12h.

Podem se inscrever jovens de 16 a 30 anos, moradores dos bairros de Pernambués, Saramandaia, Boca do Rio, São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange, estudantes do Ensino Médio ou egressos de escolas públicas. Todas as atividades serão on-line. As Inscrições podem ser realizadas pela internet.

Mais informações: via telefone ou WhatsApp 71 98171-6202 (IJCPM Salvador Norte) e (71) 98263-5530 (IJCPM Salvador Shopping).

Instituto JCPM oferece cursos gratuitos voltados para jovens, sobre empreendedorismo; saiba como participar | Blog do emprego | G1 (globo.com)



#resultado #empreendedorismo #empreendedor #empreender #economia #sociedade #crescimento #educacao #educacaoprofissional #educacaocontinuada #empresas #negocios #técnica #conhecimento #informação

Agradecemos a sua visita!

Fale conosco! E-mail: adm@jpoadvisor.com | Whatsapp: (75) 99294-6743.

Sucesso e prosperidade!!

Equipe JPO Advisor.